Curso Plano de Negócios - criação de pequenos e médios negócios

FUNDAMENTAÇÃO

  • Na atual conjuntura de mercado e de perspetivas profissionais pretende-se, com este curso, apoiar/ motivar os participantes para, a partir de uma ideia de negócio em perspetiva, saber avaliar a oportunidade e a viabilidade económica do investimento a ela associada e também analisar alternativas de financiamento a esse projeto.
    Pretende-se, deste modo, dar a conhecer os conceitos básicos de análise económica e financeira a potenciais empreendedores que não dominem esta área do conhecimento, e desta forma possam compreender, aplicar e elaborar um projeto empreendedor. É portanto essencial que a ideia e/ou projecto seja bem definida e bem apresentada, de forma a poder ultrapassar todas as fases típicas de análise e apreciação e receber uma apreciação final baseada no seu real potencial.

 

OBJECTIVOS GERAIS

No final da formação os formandos devem ser capazes de:

  • Reconhecer a estrutura e noções básicas de um plano de negócios, prevendo os custos e receitas associados à criação de uma empresa;
  • Identificar e compreender a importância do estabelecimento de um plano de negócio (business plan) credível, gerador de um projeto de investimento;
  • Conhecer a área de negócio a desenvolver e a realidade empresarial, os compromissos e deveres empresariais a que um empreendedor se obriga quando avança com um negócio. Constitui-se assim objetivo central desta ação dotar os formandos das competências necessárias para a elaboração do seu Plano de Negócio;

 
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho;
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio;
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver;
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira;
  • Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
  • Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
  • Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
  • Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida
  • Elaborar um plano de negócio

 

DESTINATÁRIOS

  • Formandos activos ou não com idade mínima de 18 anos
  • Quadro de empresas, técnicos, gestores, todos os que pretendam adquirir conhecimentos nesta área

 

MODALIDADES DE FORMAÇÃO

  • Formação inicial /e ou aperfeiçoamento de competências

 

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

  • Formação elearning ou presencial

 

REQUISITOS

  • Escolaridade mínima 9.ºano de escolaridade

 

ORGANIZAÇÃO DO REFERENCIAL

Código Módulos Duração
(horas teóricas)
Duração
(horas práticas)
Duração
(horas totais)
Formação Científica e tecnológica 1.POT PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 2 2
2.CPAN CONCEITO DE PLANO DE AÇÃO E DE NEGÓCIO 2 3 5
3.PA PLANO DE AÇÃO 1 2 3
4.EE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 4 4
5.ECPM ESTRATÉGIA COMERCIAL E PLANEAMENTO DE MARKETING 3 5 8
6.EID ESTRATÉGIA DE I&D 4 4
6.F FINANCIAMENTO 4 2 6
6.PN PLANO DE NEGÓCIO 8 10 18
28 22 50